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quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pensando sobre a evolução da escola





A charge retrata um mundo que existiu em uma época diferente da qual vivemos hoje. Apesar de parecer um tanto autoritária a maneira como era conduzida a escola, para sua época era vista como correta. Valores morais, respeito pelos pais e professores ajudavam a formar uma sociedade melhor. A escola dizia aos pais que algo estava errado com o comportamento de seus filhos, e a credibilidade que possuía fazia com que muito pouco fosse contestada, aliando os professores e pais à uma cobrança de melhora comportamental e educacional das crianças. Ao contrário do que vemos hoje, onde pais mal preparados e orientados, formados em uma sociedade que perdeu valores éticos e morais não conseguem admitir a falta de autoridade e liderança, que colocam o consumismo a frente de tudo, muitas vezes levando vidas tristes e medíocres empurrando a responsabilidade de educar seus filhos à terceiros, na maioria das vezes em professores.
Na gestão democrática, com a participação e controle social, as decisões são feitas de forma compartilhada por toda a sociedade civil. Na teoria deveria ser muito bom, mas ocorre que nossa população ainda é semianalfabeta e por não entender os mecanismos de funcionamento, seus direitos e deveres, acabam delegando à terceiros tarefas que deveriam ser suas, ocasionando a formação de uma grande massa, manobrada por alguns poucos. Porem, nem tudo está perdido, pois os mecanismos de controle e transparência estão sendo aprimorados e, com o passar dos anos, as novas gerações, que possuem muito mais possibilidade de acesso à informações e melhor qualidade de ensino, vão se conscientizando da sua responsabilidade e, mesmo com a grande maioria ainda estar alheia ao que acontece politica e socialmente em nosso país, muitos estão assumindo a seu devido lugar na sociedade, contribuindo para a melhoria do controle e fiscalização da gestão publica, seja na area educacional ou outra.
Neste controle, com a participação, tímida mas crescente da sociedade e alinhamento com as instituições governamentais, foram sendo aprimoradas as normas e padrões a serem seguidos, fazendo com que fossem criados um parâmetro e uma linha a ser seguida na forma de condução da gestão, principalmente de recursos.
Levando-se em conta, que ainda assim há o progresso da formação intelectual e cultural da nossa população, vemos que a gestão democrática aplicada na escola é de fundamental importância. Caberá aos pais, alunos, professores e sociedade civil definir o que realmente querem da escola e do qua almejam como futuro para nossos alunos.
Voltando a charge, somos levados a crer que em 1969 a situação era muito melhor, comparada com a situação retratada em 2009, mas o futuro é um desenho ainda a ser feito e, quem sabe, será retratado como uma evolução que mostre pais, mestres e alunos se respeitando mutuamente, focados em buscar o melhor para toda a sociedade.

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